sábado, 26 de novembro de 2011

Campanha de vacinação contra poliomielite já começou

As autoridades da Guiné-Bissau iniciaram esta sexta-feira uma campanha de vacinação contra a poliomielite, que inclui um suplemento de vitamina A e um desparasitante, alertando para o aumento da doença em países vizinhos, avança a agência Lusa.

"A poliomielite é uma enfermidade já controlada na maioria dos países, mas impõe-se sublinhar que alguns países da sub-região, com os quais a Guiné-Bissau mantém estreitas relações de vizinhança, ainda se encontram infectados", alertou o ministro da Saúde, Camilo Simões Pereira.

Na Guiné-Bissau a campanha de vacinação foi lançada num dos bairros periféricos da capital, com apelos às muitas famílias presentes para que vacinem os filhos até aos cinco anos. A campanha decorre em simultâneo em vários países da África Ocidental e tem o apoio nomeadamente da UNICEF e da OMS, duas agências das Nações Unidas.

Camilo Simões Pereira, falando em crioulo, lembrou aos pais e mães que o sarampo mata milhares de crianças por ano mas não na Guiné-Bissau e frisou que isso se deve à vacina. O mesmo se passa com a poliomielite, já que mesmo não havendo casos é preciso "estar atento".

Allarangar Yokouidé, representante da OMS (Organização Mundial de Saúde) em Bissau, disse que desde 1988 que têm vindo a descer os casos de poliomielite, passando de mil por dia (em 125 países) para 1400 em todo o ano de 2009.

África é o continente mais afectado, já que em cada 100 casos detectados 58 são no continente, disse o responsável, embora salientando que a evolução tem sido "encorajadora".
Na sub-região da África Ocidental, onde a Guiné-Bissau se insere, houve uma grande descida de casos de poliomielite entre 2008 e 2010, mas este ano "a tendência inverteu-se" e estão a registar-se mais caos, alertou Allarangar Yokouidé.

Na Guiné-Bissau não têm sido registados casos nos últimos anos mas mesmo assim as autoridades encorajaram os pais de crianças até cinco anos a aderirem à vacinação, para erradicar definitivamente a doença.

Até porque, disse o ministro, nem têm de se deslocar. "Nós vamos ao vosso encontro", disse.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa que embora não seja mortal pode provocar lesões que afectam o sistema nervoso, levando à paralisia principalmente nos membros inferiores.

Sem comentários:

Enviar um comentário