sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Manuais escolares para a Guiné-Bissau

O IELT está a recolher até finais de Dezembro manuais escolares usados para enviar para Guiné-Bissau, onde os professores vivem uma profunda carência de materiais escolares. Até ao fim do ano, cá estamos para receber os manuais que puderem disponibilizar, responsabilizando-nos pelo envio dos mesmos. A morada é: IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (Edifício ID), Avenida de Berna, 26 - C, 1069-061 Lisboa.

«Caros colegas

No início de Setembro estive no CERN, numa ação de formação frequentada por professores de Portugal, Brasil, Timor, Cabo Verde, Angola, e Guiné Bissau.

Deste último país vieram dois representantes que testemunharam a extrema carência de materiais escolares neste país. Um deles, o colega Duarte Neto, que está destacado neste país a dar apoio aos professores locais enviou-me recentemente um e-mail a pedir o envio de manuais escolares desatualizados para a comunidade docente guineense, extremamente carenciada.

Muitas vezes guardamos em nossas casas manuais de programas ultrapassados dos quais pouco uso fazemos. Sugiro o envio dos mesmos para o referido colega que os distribuirá pelos professores guineenses. O envio pode ser feito em correio económico, com um custo simbólico, conforme descrito no e-mail que abaixo transcrevo:

O envio de material por correio económico para a Guiné-Bissau é o seguinte:
Ao cuidado do professor Duarte Varela Neto
PASEG-Cooperação Portuguesa
Apartado 24-Bissau
Guiné-Bissau

Muitas vezes nos correios não sabem, ou não querem saber desta excepção de correio económico para a Guiné-Bissau, mas até no sítio dos correios se pode comprovar facilmente, o link é o seguinte:
http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/particulares/correio/envios_internacionais/correio_normal/correio_economico.htmlLigação externa

Relembro que na Guiné-Bissau não existem manuais para os alunos e são pouco os professores que os têm. E não estou a exagerar… Podem disponibilizar esta informação a outros colegas (Física e Química, Matemática, Português, etc.), às direcções das escolas, etc., pois este povo agradece todo o material que cá chegar…

Mais uma vez, em nome de todos os Guineenses, obrigado.
Continuação de um bom trabalho.
Muitas felicidades e tudo de bom
Duarte Neto

Obrigado pela vossa atenção e se poderem enviem materiais e divulguem junto de outros colegas.
Bom fim de semana,
Nuno Santos»

4 comentários:

  1. Eu tenho vários manuais desatualizados e poucos ainda atualizados (acho que ainda estão), que não tenho onde dar nem a quem dar. Queria saber então se estão a fazer alguma recolha ou se recolhem em algum ponto do país, senão estes livros irão para o ecoponto o que será uma pena, com pessoas sem livros.
    Se estiverem interessados agradeço que me contactem para margarida_fpires@hotmail.com.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Também tenho vários manuais escolares de duas filhas queria saber se estão a fazer alguma recolha ou se recolhem em algum ponto do país,se já não recolherem e souberem de alguém interessado agradeço que me contactem por esta pagina ou para o meu email noemana@sapo.pt
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Tenho vários manuais escolares e queria saber se estão a fazer alguma recolha ou se recolhem em algum ponto do país,se já não recolherem e souberem de alguém interessado agradeço que me contactem para lopesmariateresa@gmail.com
    Desde já,obrigada

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    sou professora e tenho vários manuais escolares novos e outros materiais auxiliares que já não são úteis a nível nacional visto a entrada em vigor das novas metas curriculares. Gostaria de saber se conhecem alguma maneira de os poder enviar para as escolas em África, onde eles poderão ser mais úteis. Caso tenham informação nesse sentido gradeço que me contactem para anaclaudiacanas@gmail.com. Obrigada.

    ResponderEliminar