O livro “A Papaia Mágica”, escrito por dois elementos da associação Afetos com Letras, com sede em Pombal, está a ser vendido com o objetivo de angariar fundos para o projeto de apoio a crianças da Guiné Bissau.
A ideia surgiu da inexistência, na Guiné Bissau, de histórias infantis, contos ou livros de colorir para as crianças que frequentam os primeiros anos do ensino. Marta Monteiro e Joana Benzinho, da Afetos com Letras escreveram uma história baseada na construção da Escola de Djoló e um elemento de um grupo de voluntariado de Pombal – Os Amigos da Anita – fez a ilustração com base em imagens reais da Tabanca de Djoló, da escola e dos trajes tradicionais guineenses.
«Em abril foram levados mil exemplares para distribuição às crianças na Guiné Bissau que pela primeira vez pintaram um desenho» conta a presidente da Afetos com Letras. Joana Benzinho adianta que «houve uma explosão de alegria das crianças de Djoló ao reconhecerem a escola deles desenhada num livro».
Ao tomar conhecimento daquela obra, a Chiado Editora decidiu edita-la em Portugal, com um preço de capa de dez euros, em que metade reverte para o projeto da Afetos com Letras.
Recorde-se que a Afetos com Letras «nasceu da determinação de fazer um pouco mais pelos outros», conta Joana Benzinho. «Dessa vontade surgiu uma escola que, hoje em dia, dá a oportunidade a cerca de 120 crianças de aprenderem a ler e a escrever, num país onde nem todos têm acesso à educação», acrescenta.
Segundo as autoras, «A Papaia Mágica» conta a história da escola e dos meninos da Tabanca de Djoló. «É para eles que continuaremos a tentar desenhar um futuro diferente através do Projeto Baobá, programa de apadrinhamento das crianças de Djoló», refere Joana Benzinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário