terça-feira, 11 de outubro de 2011

Polícia desmantela rede de assaltantes à mão armada que aterrorizava comerciantes em Bissau

Bandeira da Guiné - Bissau

Bissau - A polícia da Guiné-Bissau desmantelou no fim-de-semana uma rede de assaltantes à mão armada que se dedicava ao roubo nas lojas de comerciantes em Bissau, sobretudo propriedade de cidadãos da mauritanianos .

Segundo o comissário-geral da polícia de ordem pública, general Bitchoufula Na Fafé, o grupo capturado em flagrante delito, é constituído por nove jovens, todos com menos de 30 anos de idade. 
A maioria dos elementos do grupo, de acordo com o general Na Fafé, estava na posse de armas de fogo. Algumas armas são de  uso exclusivo das Forças Armadas.

Um jovem integrante do grupo, que diz ter 19 anos de idade e ser estudante do 11.º ano, contou aos jornalistas que teria sido convencido pelos amigos a levar a pistola da sua mãe, que é polícia.

"É um azar que me aconteceu. Os meus amigos convenceram-me para trazer a pistola, que é da minha mãe. Eu sou estudante, nunca tinha feito nada disso na minha vida", disse o jovem, banhado em lágrimas quando o comissário da polícia autorizou os jornalistas a falarem com os assaltantes.  ~

De acordo com o comissário da polícia, o grupo actuava durante a noite e atacava sobretudo as lojas dos 'Nares', nome pelo qual os cidadãos da Mauritânia são conhecidos na Guiné-Bissau.

Bitchoufula Na Fafé contou aos jornalistas que só na madrugada de quinta para sexta-feira o grupo atacou e roubou sete lojas de comerciantes mauritanos. Estes chegaram mesmo a ameaçar fechar os seus estabelecimentos caso não houvesse medidas da polícia.

Segundo a mesma fonte, o grupo, que se encontra na prisão da segunda esquadra em Bissau, se fazia  transportar em táxis alugados e uma vez dentro da loja ameaçava abater o comerciante a quem pediam dinheiro, os telemóveis ou cartões de recarga de telemóveis.

O comissário da polícia frisou, no entanto, que o grupo não se limitava apenas a atacar as lojas dos mauritanianos e que foi surpreendido quando tentava assaltar a sede do Projecto de Apoio à Segurança Alimentar, do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário