sábado, 29 de outubro de 2011

Director Executivo da ONU contra a Droga e o Crime visita a Guiné-Bissau

«Tráfico põe em causa valores fundamentais da humanidade»

Bissau – O Director Executivo do Escritório das Nações Unidas contra a
Droga e o Crime, Yury Fedotov, chegou, esta quinta-feira, 27 de Outubro, à Guiné-Bissau, para uma visita oficial.

A deslocação de Yury Fedotov enquadra-se no âmbito das comunicações já efectuadas, uma missão à África Ocidental, a qual incluiu encontros em Dakar, Senegal.


As questões ligadas ao tráfico de estupefacientes e à criminalidade organizada na África Ocidental, com particular atenção aos esforços das autoridades nacionais no combate à droga são, entre outros, assuntos agendados durante esta visita.


Yury Fedotov irá reunir com o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, o Representante Especial das Nações Unidas em Bissau, Joshef Mutaboba, e terá ainda encontros com alguns membros do Governo.


O Director Executivo do Escritório das Nações Unidas em Viena também faz parte da delegação.


Na reunião do Comité do Programa do WACI, em Bissau, o ministro da Justiça, Adelino Mano Queta, disse que o país se sente mais encorajado na luta contra o tráfico de drogas e o crime organizado transnacional, contando com o apoio da comunidade internacional.


«A dimensão do fenómeno que põe em causa os valores fundamentais de toda humanidade, tais como a segurança, a paz e a ordem pública, indispensáveis ao progresso de cada povo, exige de todos uma acção mais concertada», disse Adelino Mano Queta.

Neste sentido, o governante sublinhou que nenhum país, isoladamente, consegue resultados na luta contra o tráfico de drogas e o terrorismo, tendo em conta o nível estrutural das pessoas e organizações envolvidas nestas actividades.


Por outro lado, o responsável pela pasta da Justiça destacou que a Guiné-Bissau tem sido apontada como estando na rota de tráfico de drogas transatlântico.


«A ser assim, isto deve-se, em grande medida, à sua condição de país pós-conflito com períodos de fragilidade institucional e à instabilidade política», referiu Adelino Mano Queta.


Foi neste sentido que o governante revelou que, estatisticamente, a utilização do território nacional da Guiné-Bissau para o tráfico de droga reduziu consideravelmente devido ao empenho do Governo com o apoio da comunidade internacional.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário