sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Angola/Guiné Bissau - Embaixador Feliciano dos Santos apresenta credenciais

Bissau - O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na Guiné Bissau, Feliciano António dos Santos, destacou hoje, o desejo do Executivo angolano em fortalecer e aprofundar as excelentes relações entre os dois países.

Falando na cerimónia de apresentação das cartas credenciais ao Presidente da Guiné Bissau, Malam Bacai Sanhá, o embaixador Feliciano dos Santos lembrou que Angola presta ajuda ao povo guineense num espírito de solidariedade e irmandade.

Aproveitou a ocasião para transmitir ao Presidente guineense a sua disponibilidade em ajudar no trabalho da busca da estabilidade, tendo expressado a sua disponibilidade em acompanhar o processo de consolidação do futuro de paz e prosperidade do povo guineense.

Depois da acreditação, o diplomata angolano manteve uma audiência com o Presidente Malam Bacai Sanhá, durante a qual os dois interlocutores passaram em revista o estado de relações entre os dois países, destacando o reforço da cooperação nos mais variados domínios.

Assistiram à cerimónia o primeiro-secretário e o adido de imprensa da Missão Diplomática angolana, respectivamente Luís dos Santos e Rui Vasco, assim como alguns conselheiros do Presidente Malam Bacai Sanhá.

A saída da audiência, Feliciano dos Santos disse à imprensa que uma das prioridades do seu mandato é a reforma do sector de defesa e segurança, reconhecendo que sem estabilidade política e governativa não há investimentos nem desenvolvimento do país.

Horas antes da sua acreditação, Feliciano dos Santos foi recebido pelo novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Mamadu Djaló Pires, que expressou profundo reconhecimento ao engajamento do Presidente José Eduardo dos Santos na ajuda a Guiné Bissau.

Salientou que o apoio bilateral que Angola presta ao seu país tem sido fundamental, na estabilidade política e governativa, tendo manifestado total disponibilidade em prosseguir o trabalho de reforma do sector de defesa e segurança.

Por sua vez, o embaixador Feliciano dos Santos recordou a ajuda que a Guiné-Bissau prestou na altura em Angola estava numa situação difícil, em 1975, enfatizando que o seu país sabe o valor da solidariedade e da cooperação sul-sul.

Feliciano António dos Santos foi nomeado embaixador de Angola na Guiné-Bissau, em substituição do diplomata Brito António Sozinho, pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a 2 de Junho de 2011.

Encontra-se na Guiné-Bissau desde 22 de Setembro último, dia em que entregou as cartas figuradas ao secretário de Estado da Cooperação Internacional, embaixador Lansana Turé.

Sem comentários:

Enviar um comentário