sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Guiné-Bissau fala de implementação gradual do Acordo Ortográfico

arton53055 Primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, disse que apesar de desafios, país está implementando “pouco a pouco” as mudanças ortográficas e reforçando o uso do idioma no país.


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, disse que a cooperação com Brasil e Portugal está a apoiar o reforçar o ensino do português nas escolas do país.


Numa entrevista à Rádio ONU, em Nova Iorque, o chefe do governo guineense afirmou que a parceria também está a ajudar à Guiné-Bissau a implementar o Acordo Ortográfico.
Documento


“A Guiné-Bissau adoptou o Acordo Ortográfico. Foi promulgado. Com a ajuda do Brasil e de Portugal está sendo implementado pouco a pouco. A Guiné-Bissau é um país carente, com dificuldades, mas nós estamos tendo apoio do governo brasileiro e do governo português para a implementação do português em todas as nossas escolas. E para a implementação do Acordo Ortográfico que é um documento mais técnico, seja de facto uma realidade.”


Os países-membros que apoiam a Guiné-Bissau já implementam as novas regras da escrita. O Brasil iniciou no 1º de Janeiro de 2009. Após aprovar a adopção do Acordo, Portugal está a introduzir as mudanças nas escolas neste ano de 2011.


Em outros países de língua portuguesa, a implementação está a ser analisada por governos locais.


De acordo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, o Acordo Ortográfico ajuda a apresentar o português, em nível internacional, de forma mais unificada. Até então, o idioma convivia com duas ortografias: a portuguesa e a brasileira.

Sem comentários:

Enviar um comentário