terça-feira, 18 de outubro de 2011

Exposição fotográfica evoca percurso de comunidade judia

alt

“A História de Cristina” é o título da exposição de fotografia de  Mikael Levin  que está patente ao publico, entre 18 e 28 de outubro de 2011 no Centro Cultural Português - Instituto Camões em Bissau.

A exposição, composta por fotografias tiradas entre 2003 e 2005, evoca o percurso de uma parte da família de Mikael Levin, da qual Cristina é descendente, durante quatro gerações. Esta desenrola-se desde meados do século XIX até aos nossos dias, partindo de Zgierz, na parte central da Polónia, passando por Lisboa e chegando à Guiné-Bissau.

A cada um desses três lugares, fotografados entre 2003 e 2005, corresponde uma história que cruza a biografia das personagens e os acontecimentos históricos aos quais ela se encontra ligada.

Referimos algumas considerações de Mikael Levin sobre esta ideia: “ Conheci Cristina da Silva-Schwarz em 2003, na Guiné-Bissau. Quatro gerações antes, o nosso antepassado Isuchaar Szwarc, um célebre erudito judeu, vivia em Zgierz, na parte central da Polónia. Durante a sua vida, assistiu à transformação daquela pequena vila medieval, sob a influência da industrialização. Morreu quando os nazis apertavam o cerco em torno da comunidade judia. O filho mais velho de Isuchaar, Samuel, instalou-se em Portugal durante a Primeira Guerra Mundial. Tendo-se tornado engenheiro de minas, viveu aí as últimas décadas da época colonial.

A filha de Samuel, Clara, nasceu em Lisboa, e partiu para a Guiné portuguesa em 1947. Aí, ela e o marido desempenharam um papel importante no movimento anticolonialista. Desde a independência que Carlos, o seu filho, se dedica, enquanto agrónomo, ao desenvolvimento agrícola do seu país. Cristina é a filha mais velha de Carlos. Há muito tempo que ouvia falar da história deste ramo da minha família.”

Sem comentários:

Enviar um comentário