quinta-feira, 20 de outubro de 2011

China reconstrói Palácio da República


A obra tem a duração prevista de treze meses

Bissau – O Governo da Guiné-Bissau assinou, no dia 23 de Setembro, um acordo com a República Popular da China, com o objectivo de reconstruir o Palácio da República, danificado durante o conflito de 7 de Junho de 1998.

José Antonio Cruz de Almeida, ministro das Infra-estruturas, revelou que o referido acordo consiste na edificação de uma nova construção de raiz, na parte traseira do Palácio da República, assim como na recuperação do edifício principal pela empresa chinesa, a Corporação de Engenheira e Construções de Fujian.


A referida obra tem a duração prevista de treze meses, numa área total de 4.425,5 metros quadrados e é estimado em mais de 7 milhões de dólares.


Nesta perspectiva, de acordo com ministro das Infra-estruturas, o referido contrato estipula noventa dias depois da assinatura deste memorando para início trabalhos, de forma a permitir que a empresa mobilize a chegada dos materiais, bem como o próprio serviço preparativos da reabilitação do Palácio da República.


«É um motivo de orgulho ver este espaço reabilitado, depois de tantos anos voltarmos a ter o Palácio da República reconstruído. Quero agradecer as nossas relações de cooperação com a República Popular da China», destacou José Antonio Cruz de Almeida.


Sobre estas obras já em curso, em fase inicial, este responsável informou que todas partes do imóvel que não tenham consistências vão ser demolidas e recuperadas.


«A face principal do edifício vai continuar tal como existiu desde a época colonial, assim como o seu espaço interior, vamos manter o estilo original», informou o ministro das Infra-estruturas.


Na outra perspectiva, relativamente à Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria e Estrada QG e Antula, o ministro das Infra-estruturas revelou que a cerimónia de inauguração destas rodovias terão lugar a 16 de Novembro. A data foi já comunicada ao Presidente da República, Malam Bacai Sanhà, e ao Chefe do Governo, Carlos Gomes Júnior.

As referidas obras foram executadas pela empresa AREZKY, cujos tempos de construção levaram pouco mais de um ano. No que diz respeito à Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, trata-se de uma via com 7,5 quilómetros, que faz a ligação entre o aeroporto internacional Osvaldo Vieira e o centro da cidade.


Quanto às estradas do interior do país, o governante informou à PNN que ainda no decurso do mês de Outubro, o Governo vai lançar um concurso público para a construção da estrada Mansoa Farim, na região de Oio.


Também está previsto o início dos trabalhos de construção da estrada Buba Catió, na região de Tombali, sul do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário