segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Luxemburgo pede apoio à Guiné-Bissau para entrar no Conselho de Segurança da ONU

Bissau – O Luxemburgo precisa do apoio da Guiné-Bissau para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas, nos anos 2013 e 2014. O vice-Primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo encontram-se na capital guineense para uma visita de trabalho.

A deslocação de Jean Asselborn tem também o objectivo de discutir com as autoridades da Guiné-Bissau assuntos da actualidade internacional, em particular, a questão das reformas nas Nações Unidas.


Segundo uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense, à qual a PNN teve acesso, os dois países estão analisar a redefinição da política da cooperação bilateral nas áreas das finanças, agricultura, transportes, educação, saúde e recursos naturais.


Neste sentido, de acordo com a diplomacia guineense, as autoridades nacionais vão propor ao Luxemburgo que adopte o modelo da cooperação, à semelhança de outros que se verificaram, nos últimos anos, entre os países da África.


A intervenção destes países junto da União Europeia e a tão falada a questão de reformas nos sectores de defesa e segurança foram, entre outros, assuntos discutidos durante na visita.


As audiências com o titular da pasta dos negócios estrangeiros, Mamadu Saliu Djalo Pires, a ministra da Presidência, Adiato Djalo Nandigna, em substituição do Primeiro-ministro ausente do país, bem como com o Presidente da República, Malam Bacia Sanhá, marcaram última etapa da visita de Jean Asselborn à Guiné-Bissau.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário