quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Carlos Gomes Júnior apela à «reflexão» Governo reage aos rumores de protesto contra a visita de Ban Ki-moon à Guiné-Bissau

Bissau - O Primeiro-ministro reagiu, esta segunda-feira, 3 de Outubro, com indignação, às informações segundo as quais os partidos da oposição democrática estariam a planear uma marcha de protesto no dia em que o secretário-geral da Nações Unidas, Ban Ki-moon, estará de visita ao país.

Em declarações exclusivas à PNN no Aeroporto Internacional «Osvaldo Vieira», depois da sua participação no debate da Assembleia-geral das Nações Unidas, que teve lugar em Nova Iorque, Carlos Gomes Júnior apelou aos políticos da Guiné-Bissau a fazerem uma reflexão.


O Primeiro-ministro referiu que a visita de Ban Ki-moon deverá ocorrer ainda antes do final do ano.


«Infelizmente, esta visita estava marcada para este ano mas, quando regressei de Portugal, fui confrontado com a informação de que os partidos da oposição estariam a preparar uma marcha contra a visita do Secretário-geral da ONU à Guiné-Bissau», lamentou.


Sobre a questão da reforma em curso nos sectores de Defesa e Segurança, o Chefe do Governo reconheceu que o país não pode conduzir sozinho este processo, tendo solicitado o apoio da comunidade internacional, em particular do Secretário-geral das Nações Unidas.


Neste sentido, o Primeiro-ministro mencionou que se encontra disponibilizado o dinheiro para o processo de reforma.


«É do nosso interesse, quando as pessoas vão para reforma, que tenham alguma dignidade e que recebam as suas pensões», referiu Chefe do Governo.


No que diz respeito à sua participação na reunião da Assembleia-geral das Nações Unidas, Carlos Gomes Júnior disse ter mantido vários encontros com Presidentes e Primeiros-ministros de vários países, e fez um balanço positivo.


Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário