sábado, 12 de junho de 2010

Mulheres pedem ao Governo para ratificar Tratado de Haia


Mulheres da Guiné-Bissau exortaram, ontem, o Governo a ratificar o tratado de adesão ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para os casos de violações dos direitos humanos e impunidade poderem ser julgados naquela instância, noticiou a Angop.
O apelo está contido numa carta - “As Perspectivas das Mulheres sobre a Resolução de Conflitos” – entregue, ontem, ao representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba.
Na carta, as guineenses defendem também maior participação feminina nos programas de reformas em curso no país, principalmente ao nível do sector da Defesa e Segurança. As mulheres chamam a atenção para a importância da questão do género ser levada em conta na composição das novas forças de defesa e de segurança e pedem que sejam chamadas a participar nos programas de sensibilização nas escolas, nos bairros, nas aldeias e nas zonas urbanas, sobre os valores da paz e do diálogo na Guiné-Bissau.
No documento as mulheres bissau-gunieenses dizem que gostariam de ver responsabilizados todos os que no país pegam em armas para materiar as suas ambições , causando a dor e o luto na população guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário