quinta-feira, 10 de junho de 2010

Histórias da droga em teatro para sensibilizar jovens

Bissau - A problemática do tráfico de droga na Guiné-Bissau levou um grupo de 23 jovens a apresentarem ao público um espectáculo sobre a história de Avelino, um estudante universitário que optou pelo dinheiro fácil e acabou louco.

"A peça vai retratar a história do jovem Avelino, que entra no mundo da droga e acaba por perder tudo, até ao ponto de enlouquecer", explicou hoje à agência Lusa Helga Fernandes, a actriz que, na peça, representa a noiva, que denuncia o caso à polícia.

Helga Fernandes disse ser uma realidade daquilo que está a viver a Guiné-Bissau, onde se registam o narcotráfico, a droga, prostituição e crimes", disse.

A triste história de Avelino é, no entanto, contada com "muito humor, porque é uma forma de chamar a atenção do público", afirmou.

O espectáculo estreou no Centro Cultural Português e até sexta feira pode ser visto no Centro Paroquial de Bissau.

Segundo a actriz, o espectáculo será depois apresentado nas escolas e associações juvenis.

"O nosso objectivo principal é atingir a camada jovem, porque somos os mais vulneráveis", salientou.

O espectáculo "I Yentranu Kasa" (entrou na nossa casa) foi criado no âmbito de um programa estabelecido entre o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e o Ministério da Justiça guineense para sensibilizar a sociedade civil contra o narcotráfico.

No âmbito daquele programa também vai ser realizado sábado um concurso de música com dez grupos dedicado ao tema "Rejeitamos o pó branco".

Sem comentários:

Enviar um comentário