sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ONG portuguesa cede materiais a escolas de Komo

Bissau - A Organização não-governamental portuguesa «Na Rota dos Povos» ofereceu cinco contentores de 40 pés à «Associação de Filhos e Amigos de Catio», região de Tombali, sul da Guiné-Bissau.

«Neste momento estão a caminho de Catio os cinco contentores com materiais destinados a equipar as escolas do sector de Komo», lê-se numa nota de imprensa.

Esta ajuda em material tem como destino a ilha de Komo, sector com o mesmo nome, que será destinado a equipar estabelecimentos escolares nessa região, sendo que o apuramento das necessidades foi feito desde Abril.


Além dos materiais escolares seguem cerca de 500 equipamentos informáticos no mesmo carregamento, que vão ser utilizados nas respectivas salas para a formação inicial das crianças da região de Tombali. Será também criada uma biblioteca em Komo, com cerca de três mil livros.


No âmbito ainda da parceria existente entre esta ONG e a «Associação de Filhos e Amigos de Catio», a organização já enviou para Portugal 15 jovens que se encontram a frequentar cursos de formação com a duração de três anos, devendo terminar em 2014.


«Eles regressarão em 2014 a Catio com conhecimentos e preparação para poderem contribuir ativamente para o desenvolvimento da sua região, na área da educação», refere a organização.


Todas estas incitavas enquadram-se no âmbito do projeto intitulado «A educação é o único caminho», iniciado em 2011 pela mesma ONG, que já se totalizou 12 contentores enviados para esta região sul da Guiné-Bissau, desde há três anos.


Em termos estatístico, 31 escolas pertencentes ao sector de Catio beneficiaram diretamente de materiais escolares e didáticos provenientes de Portugal através de uma recolha feita pelas escolas portuguesas que apoiam a iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário