domingo, 22 de dezembro de 2013

Juventude guineense declara batalha contra tribalismo

Bissau - O líder da recém-legalizada formação política na Guiné-Bissau, o Partido Democrático para o Desenvolvimento (PDD) declarou, esta quinta-feira, 19 de Dezembro, uma dura batalha contra o tribalismo no país e as suas tendências, destacando como uma das prioridades do partido a preservação da unidade nacional.

No âmbito da apresentação pública do PDD, Policiano Gomes disse aos militantes, com maior representatividade na camada juvenil, que podem acreditar que não terão resultados as tentativas de qualquer grupo étnico sobre os demais, porque a Guine-Bissau é multicolor na sua génese.


O jovem líder lembrou que o país está fundido num mosaico multiétnico e multicultural com uma população ancorada em vários grupos étnicos e unida desde a luta armada de libertação nacional, que deu origem a uma nação una e indivisível, como está cravado na Constituição da República.


Em termos económicos, Gomes disse que, depois da independência nacional, é agora a vez de os jovens conquistarem a segunda independência, ou seja, a económica e o desenvolvimento da Guiné-Bissau.


No campo da justiça, o líder desta nova força política da classe juvenil guineense destacou que a sua primeira mensagem traduz o sentimento do povo, transmitindo que não pode haver estabilidade política na Guiné-Bissau sem uma justiça social.


«Quando as desigualdades, as injustiças, os crimes bárbaros e os atrasos numa sociedade ultrapassam os limites já não pode haver ordem estabelecida, por muito repressiva que seja, que possa resistir a sublevação popular», disse. Por outro lado, o líder sublinhou que não existe um verdadeiro desenvolvimento económico sem a preservação da identidade nacional, referindo que a verdadeira riqueza da Guiné-Bissau reside na dignidade de cada guineense, na cultura e no seu grau de patriotismo.


Talvez por esta a razão Policiano Gomes tenha apelado aos jovens militantes do PDD presentes, para que esta iniciativa se torne num desafio de consciência patriótica de uma juventude desamparada, insatisfeita e muito inconformada com a má governação caracterizada com enriquecimentos ilícitos.


«Estas situações acontecem na impunidade, no clientelismo político, em assassinatos e na destruição progressiva do Estado guineense e das suas instituições da República. A finalizar, o líder do partido da juventude guineense disse que o objectivo da sua formação política é servir a pátria e lançar-se na luta política para a defesa dos superiores interesses do povo da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário