sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Artigo de Opinião : A ideologia política e o futuro da Nação

A ideologia política e o futuro da Nação

Talvez seja prematuro falar na consolidação do processo democrático no País, uma vez que a democracia implica o respeito pelas instituições do Estado, Constituição da República, Órgãos de Soberania, administração pública e o exercício pleno da cidadania. Mas, no entanto, pressupõe-se que as bases para a tal consolidação já tivessem sido lançadas à pelo menos 40 anos atrás.

Neste quadro, a gestão política e ideológica conduzida desde essa altura até à presente data deve ser analisada e debatida em múltiplos aspetos, pelo que o desafio aqui proposto encarna a razão, a causa e o olhar sobre as várias perspetivas da construção da Nação. Entendo que o País nunca esteve em ruturas constantes por falta do exercício de atividade política. O que se observa é o mecanismo de definição das funções e dos posicionamentos em diversas esferas do poder, desde o controlo dos bens públicos à necessidade e procura de preenchimento dos lugares na cadeia de comando e nas ligações com a cúpula, esta detida por poderes altamente estratégicos e bem sedimentados.

A ideia subjacente a detenção do poder reside no facto de pretender fazer parte de uma elite em resultado de uma falha de integração do País no seu todo. Deste modo, o alinhamento entre as várias formas do exercício do poder resulta num processo da tomada da causa pública como um bem indivisível pertencente a uma ordem específica. Os erros são consolidados e aceites como tal, sendo essa a única forma de resolver os problemas da Nação, quando na verdade são soluções para os problemas criados por tais segmentos entendidos como legítimos possuidores da coisa pública e da verdade nacional.

L.V.

LER ARTIGO COMPLETO :

http://novasdaguinebissau.blogspot.pt/p/canal-livre-opiniao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário