sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Kumba Ialá anuncia que vai recandidatar-se à presidência do país nas próximas eleições gerais de 16 de Março de 2014. “QUE DEUS NOS ACUDA”

O antigo Presidente da Guiné-Bissau e fundador do Partido da Renovação Social (PRS), Kumba Ialá, assumiu-se hoje como candidato à presidência do país nas próximas eleições gerais de 16 de Março de 2014.

Kumba Ialá anuncia que vai recandidatar-se

"Naturalmente, eu sou candidato, só que não tenho adversário", referiu, em resposta aos jornalistas, depois de ter recebido o cartão de eleitor numa das mesas de recenseamento instaladas na capital, esta manhã.

Kumba Ialá acredita que vai vencer com facilidade, classificando a candidatura como "um passeio".

O antigo presidente conta ter o apoio do PRS, principal força da oposição, a qual também já liderou: "O nosso partido foi criado no espírito de unidade e continuará", referiu.

"O PRS, neste momento, é o único partido válido presente neste processo eleitoral. Já tem todos os delegados fiscais prontos, enquanto outros partidos estão a guerrear-se", acrescentou, numa alusão ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

O PAIGC já adiou por várias vezes o congresso em que se deverá preparar para as eleições gerais.

Kumba Ialá devia ter disputado a segunda volta das eleições presidenciais de 2012 com Carlos Gomes Júnior (conhecido como Cadogo), mas contestou os resultados e recusou-se a ir a votos.

Entretanto, a segunda volta não chegou a acontecer por causa do golpe de estado militar que levou à deposição de Cadogo, líder do PAIGC e primeiro-ministro (atualmente a viver em Portugal) e conduziu ao atual período de transição política.

O antigo líder do PRS assumiu-se hoje como candidato, depois de já ter minimizado as capacidades de outros dois candidatos à presidência, Paulo Gomes, economista e ex-quadro superior do Banco Mundial, e Tcherno Djaló, antigo ministro da Educação da Guiné-Bissau.

"Para mim, esses são crianças e vou quebrá-los como pauzinhos (?). Se formos ao debate político, garanto-lhe que vou quebrá-los como uma garrafa", referiu numa entrevista ao semanário "O Democrata", publicada na quinta-feira.

Perfilam-se ainda como candidatos à presidência o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o ex-diretor-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Hélder Vaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário