sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fernando Vaz acusa MNE português de ver «terrorismo em tudo»

Bissau - O Governo de transição reagiu às declarações do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, segundo as quais Rui Machete classificou o embarque de cidadãos sírios de Bissau para Lisboa como «um acto de terrorismo».

Para Fernando Vaz, porta-voz do regime de Bissau, a mentalidade do governante português é de quem vê terrorismo em tudo, como aconteceu no período de luta armada de libertação nacional na Guiné-Bissau, tempo que disse pertencer à geração de Rui Machete.
«A mentalidade deste homem, infelizmente, é de quem vê terrorismo em tudo, tem alguns problemas mal resolvidos», referiu Fernando Vaz, acrescentando não querer entrar em detalhes sobre as declarações de Rui Machete, por considerar estar a colocar-se «ao mesmo nível».


O porta-voz informou que o seu Governo está a trabalhar no sentido de a Guiné-Bissau ter a sua própria companhia aérea, de forma a não depender de outras companhias, numa alusão à suspensão dos voos da TAP para Bissau.


No que respeita ao pedido de demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Fernando Delfim da Silva, e à colocação do lugar à disposição por parte do ministro do Interior, António Suca Ntchama, Fernando Vaz minimizou o impacto sublinhado que casos desta natureza são raros na Guiné-Bissau.


Sobre a greve geral em curso no país, o porta-voz revelou que o Governo já deu início, esta quarta-feira, 18 de Dezembro, ao pagamento dos salários aos funcionários públicos, mas desmentiu que o Executivo tenha uma dívida de três meses para com os funcionários mas apenas dois, ao Ministério do Interior e ao Ministério da Defesa.


No que concerne ao processo de recenseamento eleitoral, Vaz reconheceu que o processo está a decorrer com dificuldades, informando que o Executivo está a fazer diligências no sentido de aumentar o número de «kits» eleitorais e as brigadas, com a chegada de mais materiais nos próximos dias.


Fernando Vaz fez estas declarações à estação «rádio Jovem» esta quarta-feira, 18 de Dezembro. Trata-se de um dos membros do Governo da Guiné-Bissau com dupla nacionalidade, luso-guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário