quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Signatários de Pacto de Transição recusam eleição de Rui Nené para a CNE

Bissau – Os partidos apoiantes do golpe de Estado e signatários do pacto de transição anunciaram, esta segunda-feira, 10 de Dezembro, o não reconhecimento da eleição de Rui Nené para o cargo de Presidente da Comissão Nacional de Eleições.

«Os signatários de pacto de transição não reconhecem, em momento nenhum, a eleição do Juiz Conselheiro Rui Nené para o cargo de Presidente da Comissão Nacional de Eleições», anunciou o grupo.


Em conferência de imprensa, Artur Sanha, que se assumiu como coordenador do grupo, ameaçou que o colectivo vai utilizar todos os
meios legais e judiciais para a correcção da suposta ilegalidade que dizem estar em volta de processo de eleição de Rui Nené.


Os contestatários da eleição de Rui Nené sustentaram ainda as suas reclamações numa alegada fraude eleitoral. «Ele foi escolhido de forma extemporânea, parcial, sem isenção e independência», referiu o grupo.


Neste sentido, de acordo com Artur Sanha, esta eleição vai contra disposições estabelecidas no quadro de negociações da CEDEAO e consignadas no pacto de transição.


O grupo acusou ainda o PAIGC, partido que propôs o nome de Rui Nené, de falta de vontade de contribuir para a solução dos problemas da Guiné-Bissau, dado que esta formação política recusou assinar e reconhecer o pacto.

De salientar que, com esta nova posição, está aberta mais uma crise no quadro de transição em curso na Guiné-Bissau assegurada pela CEDEAO.

Ontem, o Presidente de transição Serifo Nhamadjo  recebeu o grupo de partidos signatários do pacto de transição.

Sem comentários:

Enviar um comentário