segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

“A Assembleia Nacional Popular deve ser a Voz da Reconciliação na Guiné-Bissau”

Peter Thompson_Raimundo Pereira_Serifo Nhamajo_2011_ao parlamento britanico

Peter Thompson_Raimundo Pereira_Serifo Nhamajo_2011_ao parlamento britanico.


Peter Thompson, membro do grupo parlamentar do Reino Unido para a Guiné-Bissau, exortou a Assembleia Nacional Popular para assumir o papel de liderança na reconciliação nacional da Guiné-Bissau.


Falando em Londres, afirmou aos jornalistas que a Assembleia Nacional em Bissau é a única plataforma para o processo de reconciliação.


“Apesar das recentes dificuldades no país, a Assembleia Nacional Popular é a única voz eleita na Guiné-Bissau. A visão para a reconciliação nacional deverá ser criada pelo Parlamento. Apelo a todos os membros da Comissão de Reconciliação Nacional, tais como a UNIOGBIS e Voz di Paz, para respeitar a primazia da Assembleia Nacional relativamente a este assunto.”


Numa reacção ao seminário recente promovido pela UNIOGBIS e recebido pela Voz di Paz no que diz respeito a um “novo contracto social”, Thompson afirmou: “Sou favorável a todas as iniciativas que provoquem um debate nacional em relação à paz e reconciliação, mas todas elas devem respeitar a autoridade legal da Assembleia Nacional para definir um processo de reconciliação.

Preferiria ver estes seminaries serem realizados ao nível da Assembleia Nacional, com a participação de toda a sociedade civil e não apenas um ou dois dos seus membros. Um debate futuro implica um debate partilhado por todos”.


Numa entrevista a um jornal norte-americano, Thompson também sugeriu que o processo de paz na Irlanda do Norte, de onde Peter Thompson é originário, poderá ser um modelo a seguir na Guiné-Bissau. “A Irlanda do Norte e a Guiné-Bissau são dois países com 1.7 milhões de pessoas que sofreram por causa das dificuldades étnicas e das mudanças ao nível da reforma da segurança.

Na Irlanda do Norte temos a Estratégia de Futuro Partilhado como uma lei nacional.  Gostava de ver uma Estratégia de Futuro Partilhado na Guiné-Bissau como um garante de oportunidades para todos”.
A Irlanda do Norte, uma região do Reino Unido, experienciou mais de 40 anos de conflitos étnicos e milhares de mortes antes de estabelecer um processo de paz e reconciliação que tem sido celebrado e copiado um pouco por todo o mundo. Thompson desempenha um papel primordial na defesa do legado deste processo.


Em 2008, a Irlanda do Norte criou uma nova lei, a Lei das Vítimas e dos Sobreviventes, para estabelecer uma comissão que representa todas as vítimas do conflito e de injustiças e fornecendo uma compensação para as famílias das vítimas de crimes passados onde a justiça não se revelou uma opção razoável.


Os partidos políticos da Guiné-Bissau com representação parlamentar, o governo deposto, a administração de transição e a comunidade regional e internacional agradeceram os esforços de mediação de Peter Thompson em Bissau. Em Novembro de 2011, Thompson recebeu em Londres uma visita oficial de Raimundo Pereira e Serifo Nhamajo para promover a paz e a reconciliação na Guiné-Bissau, a primeira visita oficial de responsáveis deste país ao Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário