terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Banco Islâmico admite relançar cooperação com Guiné-Bissau, diz governo de transição

Bissau - O Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) pretende relançar a cooperação com a Guiné-Bissau, suspensa desde 2002, disse segunda-feira,10,em Bissau, o Ministério das Finanças do governo de transição.

De acordo com o Ministério, o ministro das Finanças, Abubacar Demba Dahaba, reuniu-se com o diretor do escritório regional de Dacar do BID, Sidi Mohamed Ould Taleb, com quem foi discutida a possibilidade de a instituição voltar a cooperar com o país. 

A cooperação com a Guiné-Bissau, segundo a mesma fonte, estava suspensa desde 2002 por acumulação de dívidas e não cumprimento de acordos assinados.

"Esta mudança de atitude do banco decorre da possibilidade de assinatura de um novo acordo de reescalonamento da dívida, devido às negociações que têm vindo a ser feitas, nos últimos anos, com as instituições financeiras do mundo árabe, nomeadamente o BID", segundo o Ministério. 

A dívida da Guiné-Bissau, esclareceu, tem a ver essencialmente com o fornecimento de produtos petrolíferos e seus derivados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário