
Bissau – A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau (CNE) apresentou o «Plano Estratégico - 2010/2012» que revela a necessidade de mais de 7 milhões de euros para a sua concretização.
O valor foi revelado esta quinta-feira, em Bissau, pelo presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, num encontro com a imprensa. «A CNE declara, com apoio da União Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que acabou de concluir com sucesso, o estudo de um plano operacional para os ciclos eleitorais 2011/2013, um instrumento que vai possibilitar o país iniciar o processo de mobilização recursos eleitorais junto dos seus parceiros de desenvolvimento», disse Lima da Costa.
O documento agora tornado público, assenta em quatros pilares essenciais, onde se destacam a actualização de cartografia eleitoral, o recenseamento biométrico, a preparação e a realização das primeiras eleições autárquicas e as eleições parlamentares em 2012.
No seu aspecto técnico, o Plano Estratégico da CNE anuncia o recenseamento eleitoral entre o segundo trimestre do ano e o primeiro trimestre de 2012, e as eleições autárquicas entre o terceiro trimestre de 2011 e o segundo trimestre de 2012. As eleições legislativas estão previstas para o primeiro trimestre de 2012 ou, na pior das hipóteses, até ao primeiro trimestre de 2013.
Apesar de reconhecer que este plano pode traduzir-se nas incertezas quanto aos prazos da sua execução, devido a algumas dificuldades de ordem financeira que os seus potenciais parceiros enfrentam, a CNE agendou para Junho próximo, um encontro de concertação com a comunidade internacional em Bissau, que disse esperar ser decisivo para pôr em marcha o plano.
A CNE disse querer colocar a Guiné-Bissau na lista dos países de maior prestígio na organização de eleições democráticas em África.
Sumba Nansil



Um estudante estrangeiro de 29 anos foi preso na noite de domingo (24) por tráfico de drogas ao tentar embarcar para a Europa no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. De acordo com a Polícia Federal, M.A.C.L. seguiria para Guiné Bissau, seu país de origem, com 490 gramas de cocaína. A droga estava escondida na palmilha do tênis que calçava.


Bissau - A Associação Nacional de Importadores e Exportadores da Guiné-Bissau anunciou para esta quarta-feira, o encerramento dos seus postos de venda e de comercialização de castanha de caju em território nacional.
Bissau – A organização Repórteres sem Fronteiras disse estar alarmada pela decisão das autoridades de Bissau, tomada em Conselho de Ministros e anunciada a 15 de Abril de 2011, de suspender o jornal Última Hora.





Bissau - A crise na fronteira entre a Gâmbia e o Senegal está a afetar o abastecimento normal de mercadorias ao mercado da Guiné-Bissau, disse nesta quinta-feira uma fonte da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura (CCIA), em Bissau.



