quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

«Netos de Bandim» vence concurso de Carnaval 2010 de Bissau


Bissau – Obtendo 34 pontos o Grupo Cultural «Netos de Bandim» foi classificado como vencedor de desfile de Carnaval 2010 que decorreu no centro na capital da Guiné Bissau.


A maior manifestação cultual da Guiné-Bissau que decorreu este ano sob o lema «Carnaval de Unidade Nacional paz e desenvolvimento» contou com a participação 12 grupos oriundos de todas as regiões do país, incluindo a capital, Bissau.

A comissão organizadora do Carnaval classificou os concorrentes segundo três princípios: grupos, rainhas e máscaras.

Nas classificações, o grupo da Região de Biombo, Norte da Guiné-Bissau ficou em segundo lugar com 32 pontos, seguido pela Região de Cacheu, também na região Norte do país, que conseguiu o terceiro lugar com 31 pontos.

Os três primeiros grupos classificados vão receber um milhão e meio de francos CFA, um milhão e setecentos e cinquenta mil CFA.

A rainha Yura Reginera Veigas do Sector Autónomo de Bissau foi classificada em primeiro lugar com 28 pontos, Aia Djù da Região de Biombo ficou em segundo com 26 pontos, enquanto Cândida Cassamà do Grupo «Netos de Bandim» obteve a terceira posição com 25 pontos.

Na classificação das máscaras, a Região de Oio, Norte do país venceu em três primeiros lugar com as máscaras números 31, 32 e 33.

As máscaras 12, 13, 14, 18, 21, 26 e 27 foram igualmente classificadas pelos colectivos de júris, à última máscara foi atribuído o prémio de 100 mil CFA.

O Presidente da Comissão Organizadora Victor Cassamà, disse à PNN que o balanço do Carnaval 2010 é positivo e destacou a presença de turistas estrangeiros que se deslocaram à Guiné-Bissau para assistir às festividades que terminam esta terça-feira. Nenhum incidente foi assinalado.

Sem comentários:

Enviar um comentário