domingo, 28 de fevereiro de 2010

Passam bem os Guineenses resgatados em litoral alagoano -Brasil



Pescadores do Jaraguá resgataram em alto-mar dois africanos de Guiné-Bissau,que fugiram do país na semana passada. Eles vieram ilegalmente no leme de um navio do Vietnã e, neste sábado pela manhã, pularam no mar a três milhas (cerca de 5km) da costa de Maceió.

Os dois estão sem roupas e documentos e foram trazidos para o Porto de Maceió. Por volta das 7h, eles foram atendidos por uma viatura do Samu. Segundo a equipe, eles estavam debilitados e reclamavam de fome e sede.

Segundo o fiscal da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), Célio Santos, eles informaram que ingressaram ilegalmente no navio e estavam há cinco dias sem se alimentar.

“Vieram três, mas um deles morreu há quatro dias. É comum, durante a temporada, encontrarmos africanos fugitivos dos seus países. Agora, vamos encaminhar ele ao setor de imigração, da Polícia Federal”, disse.

Por se tratar de uma área de febre amarela e outras doenças tropicais, os dois serão levados para o Hospital Escola Hélvio Auto para exames complementares. Em seguida, serão alojados em um hotel até que seja concluído o processo de extradição.

Um dos africanos, que fala português, se identificou apenas como Mohamed. Já outro não conseguia falar por estar debilitado e sofrendo de hipotermia.

Mohamed disse que fugiu do pequeno país, que fica na costa africana noroeste, para escapar da guerra civil. “Se me derem ajuda, posso ficar aqui”, afirmou, enquanto recebia atendimento médico.

O pescador Tiago dos Santos, que resgatou os africanos, contou que eles estavam muito debilitados. “Eles nos viram e pediram socorro e nós o trouxemos para cá. Eles estavam já se afogando, sem forçar. Estávamos voltando de uma pescaria”, contou.

Sem comentários:

Enviar um comentário