quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Guiné-Bissau procura parceiro para financiar manuais escolares

Bissau, Guiné-Bissau (PANA) - O Governo da Guiné-Bissau está à procura de parceiros interessados em ajudar a financiar a produção de manuais escolares para mais de 400 mil alunos do país que estudam através de apontamentos fotocopiados, soube-se terça-feira de fonte oficial em Bissau.

De acordo com o secretário de Estado do Ensino, Besna Na Fonta, "o Ministério da Educação está a fazer esforços no sentido de contactar diversos parceiros que actuam na área da educação com o objectivo de solucionar os problemas dos manuais escolares".

O secretário de Estado, que falava à imprensa, afirmou que "a Guiné-Bissau precisa de um parceiro interessado em reequipar a editora escolar para que os manuais possam passar a ser produzidos" naquele departamento do Ministério da Educação.

Além do problema de funcionamento da editora escolar, a produção de manuais implica um "custo enorme que o Ministério da Educação sozinho tem dificuldades em suportar", disse o titular da pasta do ensino, acrescentando que é por essa razão que procuram financiamentos porque segundo ele "os estudantes aproveitam o que existe e tiram fotocópias".

Depois de reconhecer que esta "é uma situação muito difícil", o secretário de Estado do Ensino precisou que o objectivo principal do Ministério da Educação Nacional é ter um departamento que possa produzir manuais escolares.

De acordo com estatísticas do Ministério da Educação, na Guiné-Bissau existem quase 400 mil alunos no ensino básico e secundário nas escolas públicas e privadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário