sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Escola Portuguesa vai receber mais apoios para ensino da língua portuguesa

Bissau - A Escola Portuguesa de Bissau vai receber apoios para o ensino do português e a formação de professores, anunciou hoje, terça-feira, na capital guineense (Bissau) o secretário de Estado das Comunidades, António Braga.

"Vamos preparar a qualificação da Escola Portuguesa, fazer um levantamento das condições e uma nova experiência", disse o governante.

António Braga falava no final de um encontro com o primeiro ministro guineense, Carlos Gomes Júnior.


O secretário de Estado disse ainda que essa medida insere-se no âmbito do esforço que Portugal está a realizar para desenvolver o ensino e divulgar a língua portuguesa.

"O domínio da língua portuguesa, a formação e a colocação de professores são as áreas que temos vindo a desenvolver", afirmou.

Na reunião, António Braga e o primeiro-ministro guineense, Carlos Gopmes Júnior, debateram ainda uma colaboração ao nível do ensino superior e do ensino à distância.

A defesa, a segurança e a fiscalização das zonas protegidas, por causa da luta contra o narcotráfico, foram outros temas debatidos.

Por seu lado, o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, mostrou-se "muito satisfeito" com o apoio que Portugal está a dar para a "implementação do ensino do português na Guiné-Bissau".

"Actualmente, a Escola Portuguesa não satisfaz a solicitação que tem", sublinhou.

O secretário de Estado português cumpre hoje um dia de visita oficial à Guiné-Bissau e tem ainda previsto um encontro com o Presidente guineense, Malam Bacai Sanhá, e uma visita à Escola Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário