quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Presidente da Guiné-Bissau está em Portugal

Diplomacia entre Portugal e Guiné Bissau

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, iniciou esta quarta-feira uma visita oficial a Portugal com a deposição de uma coroa de flores no tumulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Acompanhado da mulher, Mariama Mané Sanhá, o chefe de Estado guineense foi recebido pela directora do Mosteiro dos Jerónimos, Isabel Cruz de Almeida, e pelo cónego José Manuel Ferreira e teve direito a alas de cortesia do Exército.

Após a deposição da coroa de flores, Bacai Sanhá realizou uma visita aos claustros do Mosteiro dos Jerónimos.

O Presidente guineense foi recebido por Presidente

Aníbal Cavaco Silva, que saudou o «esforço» que tem sido desenvolvido para reforçar o clima de paz na Guiné-Bissau, garantindo que Portugal tudo fará para explicar à comunidade internacional que se vive no país um clima de diálogo.

«Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para explicar à comunidade internacional que hoje se vive na Guiné-Bissau um clima de paz, um clima de diálogo frutuoso entre os diferentes órgãos de soberania e que todos estão empenhados em construir um país de mais progresso e de mais bem-estar para a população guineense», afirmou Cavaco Silva.

Cavaco deixou ainda elogios a Malam Bacai Sanha pelo esforço que tem desenvolvido para reforçar o clima de paz no país. «Portugal aprecia o esforço que o Presidente da República tem vindo a fazer para reforçar o clima de paz, de segurança e de estabilidade, clima que é fundamental para o desenvolvimento da Guiné-Bissau e para a melhoria das condições de vida dos guineenses», enfatizou.

«A Guiné-Bissau tem hoje um Presidente da República, um Governo, uma Assembleia Nacional perfeitamente legitimados pelo voto popular e, dessa forma, está em perfeitas condições para avançar na consolidação das instituições democráticas e do respeito pela ordem constitucional», sustentou.

Por isso, acrescentou o chefe de Estado, a Guiné-Bissau poderá contar com «todo o apoio» de Portugal, na mobilização da comunidade internacional.

O presidente guineense tem também agendado um encontro com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e com representantes dos partidos com assento parlamentar.

Malam Bacai Sanhá terá ainda esta quarta-feira uma reunião na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e participará num banquete oferecido pelo Presidente da República e Maria Cavaco Silva, no Palácio da Ajuda.

Durante os dois dias que vai permanecer em Lisboa, Malam Bacai Sanhá vai reunir-se também com o primeiro-ministro, José Sócrates, e com empresários.

Sem comentários:

Enviar um comentário