terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Remodelações no Governo fazem manchete

Bissau – Esta semana a revista de imprensa cinge-se ao Diário Bissau, que na primeira página lança as exonerações e nomeações no Governo de Carlos Gomes Júnior.

«Anunciada mini-remodelação atinge António Óscar Barbosa», é o título do semanário, segundo o qual «o epicentro desta anunciada mini-remodelação tem um nome: Óscar Barbosa, vulgo Cancan». O semanário adianta que já era ensurdecedor (há mais de três meses) o desgaste entre o ministro mais próximo do Chefe do Governo e a Presidência da República, que supostamente vem acusando o ministro de actos impróprios, exigindo a sua imediata demissão.

«Apesar da resistência do primeiro-ministro, o acto foi consumado em pleno festejo do carnaval», recorda o jornal, para o qual «os motivos que levaram o Presidente a pedir a cabeça de CANCAN não foram revelados implicitamente».

Um outro assunto que dominou o panorama político nas últimas semanas, tem a ver com a troca de farpas entre adversários políticos. O Diário Bissau destaca o título «Guerra de palavras entre PAIGC e PRS aquece o cenário político guineense e Presidente da República pede mais calma». O jornal lembra que o «Partido da Renovação Social, na oposição, e o PAIGC, no poder, aqueceram o cenário político guineense na passada semana, com trocas de palavras e comunicados em tons muito fortes em volta do processo de inquérito aos assassinatos de altas figuras de Estado no ano passado, do caso Contra Almirante, Bubo Na Tchutu e de questões ligadas a governação do país». É um cenário que resultou no pedido do PRS em pedir a demissão do Governo. O pedido foi ouvido depois do encontro entre o Presidente da República, Malam Bacai Sanhá, com os partidos políticos.

Outro destaque do jornal Diário Bissau, «o não pagamento da dívida interna auditada gera polémica entre o Ministro das Finanças, empresários e Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura (CCIA)». O semanário adianta que a última reunião entre o titular da pasta das Finanças, José Mário Vaz e a CCIA foi muito agitada. Na sessão, o Ministro reconheceu o erro de ter pago integralmente a dívida à banca privada e confessou que a verba disponível para o pagamento da dívida interna já não existe. Uma revelação polémica, tendo os empresários presentes na reunião levantado a suspeita sobre a forma como foi liquidada a dívida à banca sem estes terem sido contemplados na mesma ocasião, tendo em conta a próxima campanha de comercialização da castanha de caju, salientou o Diário Bissau.

(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário