terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

FMI elogia desempenho macroeconómico

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou satisfatório o desempenho macroeconómico do Governo da Guiné-Bissau no ano passado, apesar das condições adversas internas e externas e anunciou um acordo preliminar.
O chefe da delegação do FMI afirmou que, se forem tomadas, este ano, algumas medidas, o país pode ter ainda mais apoios.
Paulo Drumond disse que o “acordo preliminar de financiamento” do FMI ao Governo, a ser concedido nos próximos três anos, deve ser assinado em Março. Uma das áreas do programa do Governo que vai beneficiar do financiamento é a reforma da administração pública, do sector da defesa e segurança.
O Governo prometeu “um forte investimento” - cerca de 60 por cento dos recursos gerados no país - nas áreas da educação, saúde, agricultura e infra-estruturas públicas. Se a Guiné-Bissau tiver “um bom desempenho”, ao abrigo do acordo, tem boas hipóteses de conseguir, ainda este ano, a inclusão na lista de nações beneficiárias da iniciativa HPPIC destinada a países pobres e altamente endividados.
O Governo da Guiné-Bissau liquidou os mais de 14 mil milhões de francos CFA que tinha em dívida para com os bancos comerciais do país.
Agora estão agora criadas condições para que o sector bancário possa fazer um empréstimo aos operadores económicos nacionais, na campanha de comercialização da castanha de caju que se avizinha.
A castanha de caju é o produto de maior rentabilidade na balança da economia guineense.
Quanto ao pagamento da dívida interna, no valor de 3,5 milhões de francos CFA, já foi criada uma comissão e os trabalhos preparativos para o embolso estão em curso.
“Vamos pagar somente as dívidas auditadas pelos consultores internacionais. O pagamento das restantes depender das auditorias que vão sendo feitas”, afirmou uma fonte do Ministério das Finanças.

Sem comentários:

Enviar um comentário