sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Lutar para «acabar com o paludismo já»

Uma iniciativa senegalesa vai ajudar a prevenir a doença que mata cerca de um milhão de pessoas no mundo, por ano. Dez braceletes em troca de um mosquiteiro

Uma organização do Senegal, AfricAware, desenvolve uma campanha contra o paludismo, primeira causa de morte no país. «Acabar com a doença já» é a principal mensagem do slogan. O objectivo é simples: em troca de dez «bracelet4nets», um mosquiteiro será distribuído em África. A organização pretende sensibilizar as sociedades civis de diversos continentes para a importância da luta contra esta doença. As braceletes serão vendidas a um preço simbólico – cerca de 76 cêntimos – em 28 países de todo o mundo, noticia o jornal Afrik.com. A distribuição gratuita das redes protectoras contra o mosquito vector será realizada no Senegal, Mali, Burkina Faso e Guiné Bissau.

A participação da sociedade civil no combate de uma doença que afecta mais de 500 milhões de pessoas, todos os anos, é muito importante. Durante a primeira edição, realizada em 2008, foram oferecidos cerca de 20 mil mosquiteiros às populações mais pobres. A iniciativa conta com a colaboração de centenas de empresas, restaurantes, estudantes, e organizações africanas para vender as braceletes até 25 de Abril, dia mundial de luta contra o paludismo. Vários jogadores de futebol de renome internacional dão a cara pela campanha. Reconhecem que cabe aos africanos dar o primeiro passo, não esquecendo o valor do apoio estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário