sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CEDEAO envia delegação ao Níger

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enviou sexta-feira uma delegação a Niamey, no Níger, na sequência do golpe de Estado militar que derrubou o Presidente nigerino Mamadou Tandja, indicaram à PANA fontes próximas da organização sub-regional.

A delegação integra o presidente da Comissão da CEDEAO, Mohamed Ibn Chambas, o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Bagudu Hirse, e o medianeiro da CEDEAO para o Níger, Abdulsalami Abubakar.

A delegação é mandatada para se encontrar com os golpistas e outros actores deste país da África Ocidental onde os golpistas detêm ainda o Presidente Tandja bem como alguns membros do seu Governo.

Um funcionário da Comissão da CEDEAO indicou à PANA que, apesar do bloco sub- regional não reconhecer as novas autoridades do Níger, a organização iniciará contudo um diálogo com estes últimos para um regresso rápido à ordem constitucional.

O Níger já está afectada pelas sanções impostas pela CEDEAO, nomeadamente a sua suspensão a nível de todos os órgãos de tomada de decisão do bloco sub- regional que integra 15 Estados membros da África Ocidental.

Além do Níger, fazem parte da CEDEAO o Benin, o Burkina Faso, Cabo Verde, a Côte d'Ivoire, a Gâmbia, o Gana, a Guiné-Bissau, a Guiné-Conakry, a Libéria, o Mali, a Nigéria, a Serra Leoa, o Senegal e o Togo.

Sem comentários:

Enviar um comentário