sábado, 14 de maio de 2011

Ministros do Emprego e Formação profissional da UEMOA consideram agricultura solução para o desemprego

Bissau, (Lusa) -- Os ministros do Emprego e Formação Profissional da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) reunidos na Guiné-Bissau consideram que é pela agricultura que passa a solução para o problema do desemprego que afeta a juventude na região.

Esta ideia foi realçada pelo ministro guineense da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado, Fernando Gomes, no seu discurso de encerramento da conferência que decorreu em Bissau quarta e quinta-feira.

Na perspetiva dos dirigentes da UEMOA, organização que agrupa oito Estados, a falta do emprego constitui hoje um "problema de segurança nacional" destes países, onde grande parte da população, os jovens, está no desemprego.

Para que haja uma estratégia consertada, os ministros do Emprego e Formação Profissional acordaram que será necessário criar um observatório do emprego e formação profissional a nível de cada país e também ao nível da própria UEMOA.

Também consideram ser urgente a revisão dos currículos escolares de forma a melhorar o sistema de ensino técnico e profissional em cada país, para que este possa responder às necessidades do emprego dos jovens.

A nova visão do sistema do ensino passa também por sensibilizar as famílias sobre as vantagens do ensino técnico-profissional dos jovens. Os governantes consideraram ainda que deve haver uma maior concertação entre o Estado, o setor privado e os empregadores na resolução da falta do emprego.

Os ministros do Emprego e Formação Profissional da UEMOA pretendem ainda que seja criado, a partir de agora, um banco de dados sobre a situação do emprego, através do qual cada Estado poderá recolher informações que serão canalizadas pelos observatórios de outros Estados.

MB.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário