terça-feira, 31 de maio de 2011

Guiné-Bissau: Vontade do Governo para combater tráfico de droga e crime organizado continua "inabalável"

Bissau, 30 mai (Lusa) -- O ministro da Justiça da Guiné-Bissau, Mamadu Djalo Pires, disse hoje que a vontade do governo guineense para combater o tráfico de droga e o crime organizado continua "inabalável".

"Quero reafirmar solenemente que a determinação do governo no combate ao crime de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crime organizado continua inabalável", afirmou o ministro da Justiça.

Mamadu Djalo Pires falava na cerimónia de tomada de posse do novo diretor da Polícia Judiciária guineense, João Biagué.

"O combate a este tipo de crimes que a Polícia Judiciária vinha fazendo, continuará com a mesma determinação, continuando tal combate a ocupar lugar na primeira linha de prioridades do governo", sublinhou o ministro da Justiça.

Mamadu Djalo Pires considerou também que com os apoios dos parceiros internacionais, nomeadamente de Portugal, União Europeia, Estados Unidos, Brasil, África do Sul, França e Itália, a PJ guineense tem "capacidade de resposta no combate ao crime no país".

"O próximo passo do processo de desenvolvimento da PJ será a sua descentralização, começando com a instalação de estruturas em Bubaque e Catió, no sul do país", acrescentou.

O ministro da Justiça pediu também ao novo diretor da PJ guineense para que assuma o combate ao crime no país "sem tréguas".

O novo diretor da PJ, João Biagué, afirmou aos jornalistas que apenas mudou a direção e não os objetivos da polícia.

"Sendo a mesma PJ significa que os objetivos são os mesmos e numa linha de continuidade, tal como ficou evidenciado no discurso do senhor ministro da Justiça vou pura e simplesmente mudar alguns métodos com vista aos mesmos objetivos que são de luta contra a criminalidade. Não há nada diferente", salientou João Biagué.

Sobre o combate ao tráfico de droga, João Biagué disse que vai fazer o mesmo que a PJ "tem vindo a fazer".

"Como sabem, a tendência do mundo é para ir evoluindo, melhorando as coisas. A intenção é continuar a melhorar a luta contra o tráfico de droga que tem sido o desafio da Polícia Judiciária", disse.

MSE.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário