quarta-feira, 4 de maio de 2011

BCEAO revela = Guiné-Bissau recebe grande quantidade de remessas de emigrantes

Bissau – Nos últimos cinco anos, o volume de remessas da comunidade guineense no estrangeiro enviado para a Guiné-Bissau, atigiu os 100 mil milhões de F.cfa.

Os dados foram avançados à PNN pela Direcção Nacional para a Guiné-Bissau do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) e referem-se apenas à quantidade de dinheiro que foi transferida pelos migrantes para o seu país de origem.
Os dados não fazem parte das outras instituiçoes de carácter financeiro que operam na Guiné-Bissau, tais como bancos comercias, agência de transferência de dinheiro e caixas económicas, entre 2006 e 2010.


Para melhor identificar estas remessas, os países de origem e os destinos finais, a direcção do BCEAO para a Guiné-Bissau iniciou no dia 3 de Maio, com final a 30 de Junho, um inquérito sobre transferências de migrantes. A iniciativa é igual ao que acontece nos outros países membros da União Económica Monetária do Oeste Africano (UEMOA). A actividade enquadra-se no aâmbito da melhoria das estimativas dos dados de balança de pagamento dos países da União.


Em termos de resultado, o BCEAO disse querer afinar estatísticas sobre as transferências emitidas e recebidas de forma a reorientar a sua política monetária conducentes ao avanço das actividades de remessas de trabalhadores migrantes.

Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário