sábado, 21 de maio de 2011

Assinado primeiro Acordo Geral de Cooperação entre Timor-Leste e Guiné-Bissau

Díli, (Lusa) -- Timor-Leste e Guiné-Bissau assinaram hoje em Díli o primeiro Acordo Geral de Cooperação entre os dois países, abrangendo sete áreas ao nível económico, cultural, social, científico e tecnológico.

O Acordo Geral de Cooperação foi assinado durante uma cerimónia que decorreu no Palácio do Governo, em Díli, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, e da Guiné Bissau, Adelino Mano Queta.

Temos caminhando ao lado da Guiné-Bissau. É um país que, embora tenha os seus problemas, é um país irmão, que nos apoiou em momentos difíceis, nomeadamente durante a resistência", disse à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense.

Para Zacarias da Costa "é um dever moral para Timor-Leste ajudar a Guiné-Bissau no que for preciso", tendo adiantado que disse ao seu homólogo que "o Governo da Guiné-Bissau pode contar com Timor-Leste para enfrentar os desafios que tem pela frente".

Segundo Adelino Mano Queta, o Acordo Geral de Cooperação hoje assinado entre os dois países "vai implementar e facilitar as relações entre a Guiné-Bissau e Timor-Leste".

"As relações politicas e económicas são relações antigas que sempre houve entre a Guiné-Bissau e Timor, mas estamos na fase de desenvolvimento, de discutir o que é possível fazer, bilateralmente, em benefício dos dois países" sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário