quinta-feira, 26 de maio de 2011

FMI aprova crédito de 2,7ME

Nova Iorque, (Lusa) -- O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje a aprovação de um crédito de 3,85 milhões de dólares (2,7 milhões de euros) à Guiné-Bissau, considerando que o programa de ajuda ao país lusófono está a ser cumprido satisfatoriamente.

O novo crédito eleva para 20,27 milhões de dólares (14,4 milhões de euros) o total concedido ao abrigo do programa ECF, aprovado em maio de 2010, que prevê a concessão de até 33,3 milhões de dólares, adianta o FMI em comunicado.

"Sob condições desafiantes, prosseguiu uma implementação satisfatória de políticas no programa apoiado pelo Fundo. As autoridades cumpriram todos os critérios de desempenho até final de 2010 e todas as reformas estruturais", refere o comunicado, divulgado após aprovação da ajuda pela administração do FMI.

Para o Fundo, a economia tem vindo a estabilizar e a confiança a aumentar graças a "políticas macroeconómicas sólidas, instituições fortalecidas e alívio de dívida".

Apesar das perspetivas de crescimento económico a médio prazo serem auspiciosas, o país enfrenta "enormes desafios de desenvolvimento", adianta.

"É essencial que o governo mantenha o ímpeto de reformas e continue a construir sobre o desempenho satisfatório ao abrigo do programa", refere o comunicado.

O programa ECF tem uma duração de três anos, até maio de 2013.

O país beneficiou recentemente de um perdão de dívida na ordem de 1,2 mil milhões de dólares, decidido pelo FMI e Banco Mundial.

PDF

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário