domingo, 29 de maio de 2011

Directores dos Serviços de Migração e Fronteira da CPLP reunidos em Bissau


Bissau - Os directores-gerais dos Serviços de Migração e Fronteiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vão reunir-se durante o mês de Junho, na capital da Guiné-Bissau.

O encontro realiza-se na sequência da última reunião semelhante que teve lugar recentemente em Cabo Verde, e estará em discussão a questão da livre circulação de pessoas e bens ao nível da CPLP, controlo de segurança documental na comunidade, emissão e atribuição de documentos de viagem assim como o controlo do fluxo migratório na comunidade dos países falante de português.


A informação foi avançada esta segunda-feira em exclusivo à PNN por José Bacar Camará, director-geral do Serviço de Migração e Fronteira da Guiné-Bissau. «De facto, esta reunião estava marcada para ter lugar neste mês de Maio, o que não aconteceu devido a várias situações de ordem logística e financeira, mas que no entanto acabam de ser ultrapassadas com a intervenção do Governo, através de fundos disponibilizados para este efeito», disse José Bacar.


Sobre a situação de falta de passaportes que se vem registando de algum tempo a esta parte quer no país quer como no estrangeiro, o director-geral de Migração e Fronteira garantiu ainda que a sua instituição está em condições de emitir passaportes aos guineenses com a chegada de um lote de 23 mil passaportes, também disponíveis nas representações diplomáticas da Guiné-Bissau no estrangeiro.


Sumba Nansi

Sem comentários:

Enviar um comentário