domingo, 1 de maio de 2011

Jovens oeste-africanos organizam festival para paz na Casamança

Ziguinchor - Um "Festival Sub-regional para a Paz" que reune jovens do Senegal, da Gâmbia e da Guiné-Bissau decorre desde quinta-feira na localidade de Sindian, uma aldeia da região meridional senegalesa da Casamança, na fronteira gambiana e bissau-guineense.

Este festival faz parte da execução do programa "Consolidação da Paz na Casamança", financiado pela Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) .

A abertura oficial do evento realizado pela também americana ONG World Education foi marcada por intensas atividades culturais e um espectáculo de luta tradicional que  entusiasmou o público local, especialmente entre os adultos nostálgicos.

A noite foi dedicada à uma procissão com tochas pela vila e animações de dança, enquanto o segundo dia registou, entre outras atividades  uma conferência sobre "papel,  lugar e responsabilidade dos jovens na consolidação da paz na Casamance,'' moderada pelo pesquisador, historiador e jornalista senegalês Amadou Fall.

A agenda de sexta-feira contemplou igualmente trabalhos em ateliês para os jovens dos três países apresentarem as suas propostas de soluções para a crise na Casamança, uma região a braços com uma rebelião armada independentista há vários anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário