segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Guiné garante "total segurança" ao retorno dos voos da TAP

O ministro da Administração Interna da Guiné-Bissau, Botche Candé, garantiu que o Governo dá "total segurança" à TAP para retomar os voos regulares para Bissau a partir do próximo dia 28.

14200372"Se dependesse do Governo a TAP pode retomar os seus voos com total segurança hoje mesmo", disse o ministro da Administração Interna, que entre outros serviços, tutela o aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

A Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) deve retomar os seus voos regulares para Bissau no dia 28 deste mês depois de rubricar com o novo Governo guineense (saído das eleições) um protocolo contendo algumas medidas de segurança que devem ser encetadas pela parte guineense.

A TAP suspendeu os seus voos para Bissau em dezembro do ano passado na sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74 cidadãos sírios com documentação falsa que viriam a ser descobertos em Lisboa, onde acabaram por pedir asilo político.

"A partir de hoje as coisas mudaram neste aeroporto. Deixar que pessoas embarquem aqui com passaporte falso, visto falso, ou com droga, não pode acontecer nunca mais", avisou o ministro guineense da Administração Interna.

Botche Candé considerou de " ato vergonhoso" para todos os guineenses quando "passageiros com indícios criminais" passam pelo aeroporto de Bissau para serem descobertos noutros países sem que as autoridades detetem nada de anormal.

O ministro avisou também que doravante quem for apanhado a pedir dinheiro a um passageiro que chegue ao país ou a revistar "de forma desnecessária" as malas dos viajantes "será castigado".

Lembrando o caso dos 74 sírios que em dezembro de 2013 desembarcaram no aeroporto de Bissau vindos de Marrocos, Botche Candé avisou que situações do género não se repetir na Guiné-Bissau.

"Um avião cheio de pessoas sobrevoa vários países e vem as desembarcar aqui no nosso aeroporto. Isso não pode acontecer nunca mais", frisou o governante que hoje percorreu durante mais de duas horas todas as dependências do aeroporto internacional de Bissau.

O aeroporto Osvaldo Vieira, o único no país que recebe voos internacionais, sofreu algumas mudanças, nomeadamente ao nível de segurança e controlo de entrada e saída de pessoas.

O ministro da Administração Interna adiantou que a partir de segunda-feira uma comissão constituída por técnicos do seu ministério e os da secretária dos Transportes e Comunicações vai pôr em marcha mais medidas de segurança no aeroporto.

O único aparelho de raio X que ali se encontra está avariado há mais de um ano mas até dia 21 deste mês voltará a funcionar, garantem os colaboradores do ministro.

Sem comentários:

Enviar um comentário