domingo, 26 de outubro de 2014

Retratos da Guiné-Bissau em exposição fotográfica

Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa, recebe "Fotografias da Guiné-Bissau", de Tiago da Cunha Ferreira.

Retratos da fauna e da flora da Guiné-Bissau, objetos tradicionais, imagens de guineenses e muita riqueza cultural daquele país marcam a exposição "Fotografias da Guiné-Bissau", de Tiago da Cunha Ferreira, patente no palmário do jardim botânico, no Museu de História Natural e da Ciência, em Lisboa, até 16 de novembro.

A ideia de fotografar o ambiente natural dos guineenses nasceu no seguimento da participação do fotógrafo português numa investigação antropológica na Guiné-Bissau, no início deste ano. Foi nesta altura, que Tiago da Cunha Ferreira conheceu parte da realidade deste país africano.

"Fotografar países lusófonos ou de influência lusófona é um dos meus objetivos", contou Tiago, que se consagrou como fotógrafo com o seu primeiro livro Ukama Wangu, que em português quer dizer "Família Minha", onde documentou a vida e o quotidiano de uma família moçambicana, os Tivane. Este trabalho foi realizado no âmbito de uma missão humanitária em Moçambique, em 2002.

Durante os meses que ali esteve, Tiago converteu-se num membro daquela família, trabalhou e viveu como eles. Assim surgiu este primeiro livro de fotografia documental, que foi apresentado pelo escritor moçambicano Mia Couto.

"Eu sempre gostei do Mia Couto, li muitos dos seus livros, e como eu estava na Beira – que é a sua cidade natal –, encontrei-me com ele e falei-lhe do meu projeto com a família Tivane. Ele gostou e ofereceu-se para escrever a apresentação do meu livro", acrescentou.

Ler Mais em: Retratos da Guiné-Bissau em exposição fotográfica

Fonte : CM

Sem comentários:

Enviar um comentário