Trata-se da vítima mais nova do desastre assinalado com dois dias de luto nacional
Um bebé de 23 meses ferido na sexta-feira pelo rebentamento de uma mina, que provocou 23 mortos numa viatura de transporte, na Guiné-Bissau, vai ser transportado para Portugal para receber tratamento médico, adiantou à Lusa fonte diplomática.
Trata-se da vítima mais nova do desastre assinalado com dois dias de luto nacional (domingo e segunda-feira).
A criança sofreu um traumatismo craniano e deverá ser tratada por especialistas em neurocirurgia devido à falta de recursos em território guineense, explicou Augusto Blute, cirurgião do Hospital Simão Mendes, em Bissau.
A partida do Aeroporto Osvaldo Vieira para Dacar, no Senegal, está marcada para as 11:00 (12:00 em Lisboa) de quarta-feira.
O bebé, do sexo masculino, acompanhado por um médico, deverá depois seguir da capital senegalesa para Lisboa num voo oferecido pela TAP durante a madrugada de quinta-feira para ser admitido no Hospital de Santa Maria, acrescentou a mesma fonte diplomática.
A viagem e acolhimento na capital portuguesa acontecem ao abrigo do acordo de cooperação «que prevê o acolhimento em Portugal de pacientes relativamente aos quais não haja meios de diagnóstico e tratamento»na Guiné-Bissau, referiu.
O menino de 23 meses está estabilizado, mas necessita, pelo menos, de um diagnóstico preciso «através de TAC [Tomografia Axial Computorizada]», realçou Augusto Blute.
Os dois membros da família que dele cuidam, mãe e um tio, com os quais viajava na sexta-feira, estão também internados no Hospital Simão Mendes.
Sem comentários:
Enviar um comentário