sexta-feira, 11 de março de 2011

Projeto Milton Santos concede 518 bolsas a estrangeiros

Milton-SantosEstudantes de 24 países da África, América Latina e Caribe, que cursam a graduação em instituições federais de ensino superior brasileiras, receberão ajuda financeira mensal de um salário mínimo (R$ 545,00), concedida pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes). A seleção contempla 518 alunos estrangeiros participantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) matriculados em instituições federais de ensino superior das cinco regiões do país.

 

O auxílio financeiro do Promisaes tem duração de 12 meses, mas o aluno pode solicitar a renovação a cada ano, até o final do curso.
Entre os africanos selecionados, o maior número de bolsistas se concentrada em três nações: Guiné-Bissau aparece com 216, seguida de Cabo Verde (141) e do Congo (39); dos oitos países da América Latina se destacam na seleção o Paraguai com 12 bolsistas e o Peru com sete; do Caribe, o Haiti tem cinco bolsistas.


Cooperação - Criado em 11 de novembro de 2003, o Promisaes tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre os países com os quais o Brasil mantêm acordos, especialmente africanos, nas áreas de educação e cultura. Ao mesmo tempo em que incentiva com recursos financeiros universitários a prosseguir os estudos, o programa do Ministério da Educação homenageia o geógrafo, pensador, escritor e professor Milton Santos.
O geógrafo Milton Santos (1926-2001), natural de Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, se destacou na área acadêmica.

Doutor em Geografia pela Universidade de Estrasburgo, na França, Milton Santos deixou uma extensa obra. São 40 livros e mais de 400 artigos científicos publicados em diversos idiomas. No começo de sua carreira trabalhou na imprensa, depois dedicou-se à pesquisa e ao ensino. Preso e exilado em 1964 percorreu diversos países até 1977 ensinando em universidades da França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tanzânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário