quinta-feira, 24 de março de 2011

Antigo ministro das Finanças nomeado embaixador em Angola

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, nomeou hoje (quarta-feira), por decreto presidencial, o antigo ministro da Economia e Finanças, Manuel dos Santos 'Manecas', para o cargo de embaixador em Angola.

O decreto assinala ainda que a nomeação do embaixador extraordinário e plenipotenciário da Guiné-Bissau entra em hoje em vigor.

Com esta nomeação, a Guiné-Bissau passa a ter pela primeira vez um embaixador em Angola, país que tem tido grande importância na vida económica e política guineense.

Uma importante comunidade guineense, calculada em pelo menos cinco a sete mil pessoas encontra-se em Angola e este país possui um dos mais importantes interesses económicos na Guiné-Bissau, o projecto de exploração de bauxite da região de Boé (leste) orçado em cerca de 300 milhões de dólares.
Angola enviou esta semana uma missão militar para apoiar a reforma do sector de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau para a qual disponibilizou 30 milhões de dólares. A missão é composta por 120 militares e polícias.

Ainda hoje, Luanda anunciou a disponibilização de sete milhões de dólares para apoiar a comunicação social guineense.

Para dinamizar a cooperação, que as autoridades dos dois países consideram de "solidariedade forçada na história", o Presidente guineense, sob proposta do governo, indigitou o veterano de luta pela libertação da Guiné-Bissau Manuel dos Santos.

Coronel na reserva, 'Manecas' dos Santos foi um dos líderes da Frente Sul na luta de independência da Guiné-Bissau contra o colonialismo português (1961-1974) e foi agraciado com a medalha de mérito "Amílcar Cabral", a mais alta distinção do país.

Manuel dos Santos foi ministro da Economia e Finanças na década de 1980 e um dos obreiros da liberalização económica da Guiné-Bissau. 

Tido como um "próximo" do falecido Presidente João Bernardo "Nino" Vieira, o novo embaixador da Guiné-Bissau em Angola tem-se dedicado ultimamente aos negócios. 

Sem comentários:

Enviar um comentário