Angola com maior número de efectivos no exercício Felino 2010
Luanda - Angola, na qualidade de anfitriã do Exercício Felino 2010 das forças da CPLP, a decorrer de 19 a 28 deste mês na região de Cabo Ledo, Bengo, participa nesta manobra militar com cerca de 850 efectivos das suas forças armadas, soube hoje, quarta-feira, a Angop de fonte oficial.
De acordo com a fonte, estarão representados os três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA), Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra, bem como oficiais ligados aos serviços de saúde militar.
No exercício, Angola participará ainda com 128 elementos pertencentes aos ministérios da Assistência e Reinserção Social e da Saúde, bem como ao Governo provincial do Bengo e da Organização Não-Governamental AJAPRAZ.
Os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) também terão os seus efectivos presentes no exercício, estando o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste com vinte cada, Moçambique e São Tomé e Príncipe com 21 cada e Portugal com 29.
O Exercício Felino 2010 insere-se num conjunto de manobras militares conjuntas e combinadas, desenvolvidas no âmbito da cooperação técnico-militar entre os membros da CPLP.
Visa a inter-operabilidade das forças armadas da comunidade, tendo em conta as operações de paz e de assistência humanitária sob a égide das Nações Unidas, respeitando as legislações nacionais.
O exercício contará com tropas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, com vista a treiná-las para o melhoramento da sua eficiência no planeamento, comando, controlo e conduta nas missões de ajuda humanitária, manutenção de paz, busca e salvamento.
Estas manobras foram lançadas em 2000 em regime anual de rotatividade. As mesmas, que deveriam ter lugar em Angola no ano transacto, foram adiadas por motivos técnicos.
A CPLP é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa e o seu actual Secretário Executivo é Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau.
Foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.
Sem comentários:
Enviar um comentário