quinta-feira, 17 de março de 2011

Angola com maior número de efectivos no exercício Felino 2010

Angola com maior número de efectivos no exercício Felino 2010

Angola com maior número de efectivos no exercício Felino 2010

Luanda - Angola, na qualidade de anfitriã do Exercício Felino 2010 das forças da CPLP, a decorrer de 19 a 28 deste mês na região de Cabo Ledo, Bengo, participa nesta manobra militar com cerca de 850 efectivos das suas forças armadas, soube hoje, quarta-feira, a Angop de fonte oficial.

De acordo com a fonte, estarão representados os três ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA), Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra, bem como oficiais ligados aos serviços de saúde militar.

No exercício, Angola participará ainda com 128 elementos pertencentes aos ministérios da Assistência e Reinserção Social e da Saúde, bem como ao Governo provincial do Bengo e da Organização Não-Governamental AJAPRAZ.

Os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)  também  terão os seus efectivos presentes no exercício, estando o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Timor Leste com vinte cada, Moçambique e São Tomé e Príncipe com 21 cada e Portugal com 29.

O Exercício Felino 2010 insere-se num conjunto de manobras militares conjuntas e combinadas, desenvolvidas no âmbito da cooperação técnico-militar entre os membros da CPLP.

Visa a inter-operabilidade das forças armadas da comunidade, tendo em conta as operações de paz e de assistência humanitária sob a égide das Nações Unidas, respeitando as legislações nacionais.

O exercício contará com tropas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, com vista a treiná-las para o melhoramento da sua eficiência no planeamento, comando, controlo e conduta nas missões de ajuda humanitária, manutenção de paz, busca e salvamento.

Estas manobras foram lançadas em 2000 em regime anual de rotatividade. As mesmas, que deveriam ter lugar em Angola no ano transacto, foram adiadas por motivos técnicos.

A CPLP é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa e o seu actual Secretário Executivo é Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau.

Foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.

Sem comentários:

Enviar um comentário