domingo, 17 de fevereiro de 2013

Realizador João Viana recebe menção de honra em Berlim pela sua longa-metragem "A Batalha de Tabatô"

O realizador João Viana recebeu uma menção de honra na gala de entrega dos prémios do festival de cinema de Berlim, pela sua longa-metragem "A Batalha de Tabatô". O filme "Child's Pose", do cineasta romeno Calin Peter Netzer, foi o vencedor do Urso de Ouro.Os filmes vencedores do galardão Urso de Ouro foram "Child's Pose", do realizador romeno Calin Peter Netzer, e a curta-metragem "The Runaway", do cineasta francês Jean-Bernard Marlin.

Na altura do anúncio da menção de Honra, o júri do festival reconheceu o grande trabalho feito por João Viana em torno de uma aldeia Mandinga. "É um grande filme de João Viana sobre a Guiné-Bissau, pelo qual estamos muito gratos", afirmou um dos jurados.

O realizador João Viana contou com uma presença em duplicado no evento, porque foram selecionados para o festival "Tabatô", curta-metragem que estava na corrida pelo Urso de Ouro, e a longa-metragem "A batalha de Tabatô", que integrou a secção "Fórum".

Dias antes num encontro em Berlim promovido pelo Instituto Ibero-Americano e pelo magazine Berlinda, o realizador que nasceu em Angola há 46 anos disse que "estando em Berlim pode ser um passe de entrada para outros festivais que vão acontecer ao longo do ano".

Já em entrevista à Lusa durante o lançamento dos seus filmes em Berlim, João Viana disse que "este é o primeiro festival do ano o que tem um grande impacto ao longo de 2013".

Salientando que o principal feito de estar presente na competição é a "possibilidade dos filmes poderem dar 10 voltas ao mundo e serem comprados em diversos países".

Além dos dois filmes de João Viana, estiveram ainda presentes no festival "Terra de Ninguém", de Salomé Lamas, "Um fim do Mundo", de Pedro Pinho e a coprodução internacional, rodada em Lisboa, "Comboio noturno para Lisboa", de Bille August.

O festival termina este domingo com a repetição dos filmes que estiveram a concurso.

De acordo com a organização, o evento contou com a maior participação de sempre de filmes e também de espetadores, com mais de 400 filmes vistos por cerca de 300 mil pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário