quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Guiné-Bissau e Mali dominam a cimeira da CEDEAO

Reunião de crise da CEDEAO sobre o Mali e a Guiné-Bissau,18 de Maio 2012.

A 42ª Cimeira Ordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciou na Costa do Marfim, em Yamoussoukro. A paz e a segurança na sub-região, nomeadamente a situação no Mali e na Guiné-Bissau vão dominar a ordem dos trabalhos.

Durante os dias os líderes da sub-região vão examinar um memorando apresentado pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouaédraogo, sobre a evolução da situação no Mali, após o lançamento da ofensiva militar em curso contra os grupos terroristas armados no norte do país.

Nesta quarta-feira as atenções estiveram centradas na Guiné-Bissau. O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, reafirmou o envolvimento do seu país na resolução da crise na Guiné-Bissau, sob a égide da Comunidade Económica de Desenvolvimento da África Ocidental e das Nações Unidas. Já o representante do Secretário-Geral da Nações Unidas para a Guiné-Bissau, José Ramos Horta, acrescentou que o Secretário-Geral da ONU “vai apoiar os esforços dos líderes da CEDEAO para resolver a crise na Guiné-Bissau e aceitou submeter-lhes o problema, durante a próxima cimeira da organização da África Ocidental.

Quem também marca presença na cimeira é secretário executivo da CPLP, Murade Murargy. Em declarações à imprensa afirmou que  "o simples facto de termos sido convidados já reflecte a vontade política da CEDEAO.

Falafi Kudawo, reitor da Universidade Colinas do Boé, na Guine Bissau, ressalva a importância deste encontro.

 
Ouvir
(01:31)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário