Bissau – A União Europeia (UE) anunciou uma ajuda financeira de 580 mil euros para a promoção da transformação local do caju.
Com a duração de 30 meses e em parceria com Organização Holandesa de Desenvolvimento (SNV), a verba é destinada à campanha de marketing durante o período do Carnaval de 2013, tendo como finalidade dar a conhecer os produtos resultantes da transformação de caju ao nível nacional.
Segundo uma nota das duas organizações, o referido projecto teve início em Janeiro de 2011 e pretende fomentar os trabalhos de promoção, processamento e diversificação de produtos provenientes do caju nas regiões de Bafatá, leste do país, bem como na região de Cachéu, norte da Guiné-Bissau.
A mesma nota informou ainda que a implementação deste projecto está sob a alçada da SNV, em parceria com a Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial e Industrial (FUNDEI), e o Centro de Promoção de Caju.
A acção apoia, actualmente, quatro cooperativas de produtores de caju, nomeadamente Naforé e Sabunhima, na região de Bafatá, bem como a de Buwondena e COAJOQ, na região de Cachéu. Todas estas cooperativas têm como actividade principal a formação de pessoas em técnicas de transformação, como forma de diversificação de produtos tais como sumo, bolachas e amêndoas, destinados ao mercado nacional e à exportação.
A formação técnica na gestão de negócios, o acesso ao fundo de maneio para início dos trabalhos, a promoção de produtos processados e a facilitação de ligações comerciais com outros autores da cadeia - para promover canais de distribuição e potenciar o valor dos produtos nacionais - são algumas das actividades do projecto.
Sem comentários:
Enviar um comentário