segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Parque natural de Cacheu, Guiné-Bissau, apoiado pela UE e Portugal com 2,5 ME

Bissau, (Lusa) - A União Europeia e a cooperação portuguesa vão apoiar com 2,5 milhões de euros a conservação do parque natural dos Tarrafes de Cacheu, norte da Guiné-Bissau, foi hoje anunciado.

O projeto de desenvolvimento comunitário e ambiental, com a duração de quatro anos, vai beneficiar o parque e os cerca de oito mil habitantes da região de Cacheu e arrancou na manhã de hoje na localidade.

Em Cacheu esteve presente a delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e a organização não-governamental (ONG) portuguesa Monte, que vai gerir o programa em parceria com o Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (IBAP), da Guiné-Bissau.

De acordo com a delegação da União Europeia, o projeto, denominado "Gestão sustentável dos recursos florestais do Parque Natural dos Tarrafes de Cacheu", terá um financiamento em 80 por cento pela UE, cabendo ao Instituto Camões 15 por cento e à ONG Monte os restantes cinco por cento.

No âmbito do projeto, ainda segundo a União Europeia, serão capacitados guardas e agentes florestais em áreas como a fiscalização, regeneração da floresta e ecoturismo, e serão valorizados os produtos locais, como o mel, o sal ou as frutas.

Serão também construídos no parque alojamentos para turistas e identificados percursos para observação de espécies animais e vegetais.

Pretende-se ainda criar um fundo de apoio a iniciativas comunitárias e serão feitas ações de sensibilização e de educação ambiental dirigidas a crianças e jovens das escolas.

A Monte - Desenvolvimento Alentejo Central é uma ONG com sede em Arraiolos criada em 1996.

Com este projeto pretende "combater o processo de degradação da vegetação florestal que se verifica na Guiné-Bissau, e em particular no parque, através de uma gestão dos recursos naturais sustentável e participada pelas populações locais", diz a organização.

A ONG quer ainda rever e reforçar os instrumentos jurídicos de salvaguarda da floresta na Guiné-Bissau, recuperar a floresta degradada e levar a comunidade a aceitar e promover boas práticas agrícolas.

Além do Parque Nacional dos Tarrafes (mangal) de Cacheu, com 80 mil hectares, a Guiné-Bissau tem ainda o Parque Nacional das Florestas de Cantanhez e o Parque Natural das Lagoas de Cufada, ambos no sul.

No arquipélago dos Bijagós, classificado pela UNESCO como Reserva da Biosfera, ficam o Parque Nacional de Orango e o Parque Nacional Marinho de João Vieira e Poilão. Existe ainda no arquipélago a área marinha protegida comunitária das ilhas de Formosa, Nago e Chediã.

FP // MLL.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário