domingo, 3 de fevereiro de 2013

"Evolução positiva" na Guiné-Bissau permite negociações políticas -- PM Cabo Verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde considera que se verifica uma "evolução positiva" da situação da Guiné-Bissau e que já há condições para negociações apesar da complexidade da situação política no país.

"Há uma evolução positiva da situação na Guiné-Bissau. O PAIGC já se reintegrou no pacto de transição e já há condições para negociações entre as diferentes partes. A nomeação do representante das Nações Unidas, o presidente Ramos Horta, também foi muito bem acolhida pelas partes", disse hoje aos jornalistas o primeiro-ministro de Cabo Verde durante uma visita ao conselho da Amadora.

"Há sinais positivos, a situação é muito complexa mas estamos a contar com uma evolução positiva da situação na Guiné-Bissau nos próximos tempos", acrescentou José Maria Neves.

Partidos políticos da Guiné-Bissau reuniram-se na quinta-feira na capital guineense para debaterem o período de transição em curso em que foram analisadas possíveis datas para a realização de eleições.

As eleições gerais já não se realizam no mês de abril deste ano, tal como foi decidido na sequência do golpe de Estado de 12 de abril passado, e consequentemente será prolongado o período de transição, divergindo as opiniões entre os partidos políticos, sindicatos, igrejas e organizações da sociedade civil.

O primeiro-ministro de Cabo Verde, que cumpre uma visita a Portugal, encontrou-se hoje com o presidente da Câmara Municipal da Amadora, na zona da Grande Lisboa, com quem discutiu e analisou as condições de vida da maior comunidade cabo-verdiana residente em Portugal.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário