quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PAIGC do leste apoia candidatura de Carlos Gomes Júnior

Bissau - Centenas de populares da zona leste da Guiné-Bissau estiveram hoje (quarta-feira) em Bissau a apoiar a candidatura de Carlos Gomes Júnior a Presidente da República, uma acção organizada pelo partido no poder (PAIGC) de mobilização para as eleições de Março. 

Um dia depois de o presidente do partido e Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, ter dito que era o "candidato natural" do PAIGC ao cargo deixado vago pela morte de Malam Bacai Sanhá (no dia 09) os discursos pareceram já de campanha, ainda que não haja uma
decisão formal sobre se "Cadogo" vai ser mesmo o candidato. 

Mas foram "Cadogo Presidente" algumas das palavras de ordem que se ouviram na sede do PAIGC, onde Carlos Gomes Júnior assegurou que com unidade é possível ganhar as eleições de 18 de Março "na primeira volta". 

No seu discurso, Carlos Gomes Júnior disse que a maior homenagem que se pode fazer a Malam Bacai Sanhá é a de continuar a trabalhar pelo país com "espírito de paz e de solidariedade" e citou Amílcar Cabral, o fundador do partido. 

Os militantes, especialmente as mulheres, aplaudiram. Tinham chegado horas antes em camionetas, de Gabu e de Bafatá, e tinham recebido bandeirinhas do partido à entrada da sala, com indicação de que as deviam agitar quando Carlos Gomes Júnior chegasse, "para o saudar". 

Foram muitas centenas, alguns de boné idêntico ao que usava Amílcar Cabral e usa por vezes, como hoje, "Cadogo", outros de bonés normais, de marcas famosas, poucos com chapéus de feltro e muitos com as roupas típicas da comunidade muçulmana, boné incluído. 

Quase todos a rigor para apoiar o Primeiro - ministro, as mulheres com vestidos longos, coloridos e bordados, e lenços a condizer, algumas maquilhadas, outras perfumadas. "Saímos do leste para virmos pedir à direcção do partido para ser Carlos Gomes Júnior o candidato do PAIGC", disse uma delas, Matilde.

E todos deram vivas a Carlos Gomes Júnior, ao PAIGC, à zona leste. "Bandeirinhas arriadas" a saudar ministros, deputados e o presidente do partido, que no governo fez com que começasse a haver salários na função pública, como disse um dos apoiantes. 

Carlos Gomes Júnior não se demorou em discursos, porque tinha um avião para apanhar para Adis Abeba, onde vai decorrer uma cimeira da União Africana. Mas para trás deixou, a avaliar pela manhã de hoje, um partido já organizado e preparado para as eleições de 18 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário